segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Secretário de Saúde de Apodi diz que dados da Sesap sobre Covid-19 podem estar duplicados e pede revisão dos números

Secretário esclarece informações (Foto: Josemário Alves)

O secretário de Saúde de Apodi Sabino Neto acredita que os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) sobre a Covid-19 em Apodi estão errados. A afirmação foi dada ao Blog Notícias de Apodi nesta segunda (23). Sabino disse ainda que já pediu revisão e correção das informações junto ao Centro de Notificações da SESAP.

De acordo com o secretário, é muito comum que haja duplicidade das informações, ou seja, um paciente acaba entrando no relatório do Estado duas ou mais vezes. Por isso, o número de pacientes infectados pelo coronavírus se apresentou tão elevado no boletim estadual.

"Já sentamos com os responsáveis pelo Centro de Notificações da SESAP e solicitamos a revisão dos dados para que seja dada uma explicação à população. Por que os dados de Apodi são retirados do sistema que a gente tem acesso e que nós mesmos é quem cadastramos. Então, como é que os dados podem ser tão diferentes?", explicou Sabino.

Sobre o número de mortes, Sabino disse que pode estar relacionado ao cartão SUS, ou seja, a pessoa que foi a óbito não residia mais em Apodi há algum tempo, porém o cartão SUS ainda estava vinculado ao município.

"Essas mortes a gente acredita que foi o seguinte: os pacientes que foram embora daqui há muito tempo, mas não desvincularam o cartão SUS. Daí, tiveram Covid, faleceram em outras cidades, mas quando colocaram o número do cartão no sistema, cai como óbito de Apodi, sendo que essas pessoas nem aqui mais moravam", esclareceu.

Atualmente, o boletim municipal apresenta 33 mortes por Covid-19 e 2335 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Enquanto que o boletim do Estado diz que Apodi já registrou 39 mortes e possuí 2720 apodienses infectados no período.

A diferença provocou discussões nas redes sociais e a população pedia uma explicação.

Relembre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário, ele será rigorosamente avaliado antes de ser publicado.

Não será permitido palavrões e/ou termos que ofendam pessoas públicas.

Obrigado por visitar o Portal SOS Notícias do RN.

type='text/javascript'/>